quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A Função Social da Escola



 => Sob a perspectiva de Pablo Gentili,  autor da Pedagogia da Exclusão e defensor de uma Pedagogia da Esperança.

Segundo a visão crítica do educador Pablo Gentili, a educação na América Latina, na qual se insere a Escola Brasileira, sofreu nos últimos anos uma expansão quantitativa, visando a inclusão de camadas sociais tradicionalmente excluídas da escola.
Entretanto, essa nova escola, fundamentada em uma pedagogia da exclusão, apresenta uma função social distorcida sob a forma de políticas inclusivas assistencialistas, que afastam os sujeitos de seu direito à dignidade.
A Educação Solidária deve ser entendida como aquela em que haja garantia de direitos, redução de desigualdades, luta contra discriminação e participação social, considerando que solidariedade é sinônimo de compromisso social e de luta pela transformação da sociedade.
Para a Pedagogia da Esperança, a função social da escola deve ter caráter emancipatório, opondo-se à vertente reprodutora e assentando-se sob os princípios de justiça social, igualdade e cidadania.

=> Sob a perspectiva de José Geraldo Silveira Bueno, doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Para Bueno a função social da escola é a de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social. Cabe à escola dar conta tanto do acesso à cultura como de se constituir em espaço de convivência social que favoreça e estimule a formação da cidadania.
Para isso a escola possui formas de organização, normas e procedimentos que não são meramente aspectos formais de sua estrutura, mas se constituem nos mecanismos pelos quais podemos permitir e incentivar ou, ao contrário, inibir e restringir as formas de participação de todos os membros da comunidade escolar. O pano de fundo da participação são as três funções primordiais da escola: acesso à cultura, formação da cidadania e espaço social.
Porém tais funções variam de acordo com a história da cada escola, como por exemplo, em relação à escola pública, que pode ser vista como sendo aquela que, voltada fundamentalmente para a educação das crianças das camadas populares, tem cumprido o papel de reprodutora das relações sociais e de apoio à manutenção do status quo.
Nesse sentido, a escola deve ser entendida como espaço de resistência, em que se consegue pequenos ganhos, mas que, se forem constantes e contínuos, poderão contribuir tanto para elevação da qualidade do ensino em geral como se constituir em formas de embates contra políticas educacionais que desconsideram a qualidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário