domingo, 6 de dezembro de 2015

Entendimento sobre: Gestão, Organização e Cultura Organizacional por Bruno Michielin Rosa Silva


              O sistema de organização, gestão e cultura organizacional é originária da experimentação administrativa, e nas escolas não se é diferente. Por exemplo nas escolas, estas se originam e se dirigem para a educação, informação e desempenho de seus educandos. Mas para se ter um bom trabalho de educação é necessária uma boa administração, com o foco na educação, desempenho dos alunos, já que estes são usuários de um serviço e membros de uma organização escolar, e também tem de ter o foco na satisfação de seus professores e servidores, que necessitam de coletividade e estrutura.
A direção como princípio e atributo da gestão democrática: A gestão da participação
                Tendo como a direção escolar diferente de outras direções empresariais, pois vai além da mobilização das pessoas para a realização eficaz das atividades, e tem-se a função do processo organizacional, imperativo social e pedagógico como esta implica na intencionalidade e definição de um rumo educativo, dando formação a personalidade humana.
                As instituições escolares por possuir ações educativas, projeta nos objetivos, que orientam a atividade humana, dando rumo, a direção da ação. A formulação dos objetos sociopolíticos e educativos e na criação de formas de viabilização organizativa e metodológica da educação tem como o objetivo do diretor escolar na gestão e organização é de articular a participação, o diálogo, a discussão coletiva, a autonomia, e estas são práticas indispensáveis em uma gestão democrática. O papel do diretor como um líder cooperativo, não única e exclusivamente ligado a questões administrativas.
                Qualquer modificação na estrutura dos princípios e características da gestão escolar participativa, ou nas funções do processo organizacional, se projeta como influência benéfica ou prejudicial nos demais. Possuindo uma gestão democrático-participativa a autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar, envolvimento da comunidade no processo escolar, dentro outros aspectos que podem influenciar na gestão escolar.
                A instituição autônoma é a que tem poder de decisão sobre seus objetivos e sobre suas formas de organização, podendo assim a escola traçar o próprio caminho, envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade. As escolas públicas dependem das políticas e gestão pública por não serem organismos isolados.
                A relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar tem como exercício compartilhado e responsável da direção, a forma participativa da gestão e a responsabilidade do diretor, e de cada membro da equipe escolar.
                A organização escolar democrática implica não só na participação na gestão, mas na gestão da participação.
                O envolvimento da comunidade no processo escolar tem como foco adicionar e usufruir das vivencias práticas, dos pais e mestres participantes.
                A gestão e organização do trabalho escolar requer constantemente aperfeiçoamento profissional – político, científico e pedagógico- dos membros em geral.

                A utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos com ampla democratização das informações, verifica e enfatiza o aperfeiçoamento dos professores em sua qualidade de aula.

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