O sistema de organização, gestão
e cultura organizacional é originária da experimentação administrativa, e nas
escolas não se é diferente. Por exemplo nas escolas, estas se originam e se
dirigem para a educação, informação e desempenho de seus educandos. Mas para se
ter um bom trabalho de educação é necessária uma boa administração, com o foco
na educação, desempenho dos alunos, já que estes são usuários de um serviço e membros
de uma organização escolar, e também tem de ter o foco na satisfação de seus
professores e servidores, que necessitam de coletividade e estrutura.
A direção como princípio e atributo da gestão democrática: A gestão da
participação
Tendo como a
direção escolar diferente de outras direções empresariais, pois vai além da
mobilização das pessoas para a realização eficaz das atividades, e tem-se a
função do processo organizacional, imperativo social e pedagógico como esta
implica na intencionalidade e definição de um rumo educativo, dando formação a
personalidade humana.
As
instituições escolares por possuir ações educativas, projeta nos objetivos, que
orientam a atividade humana, dando rumo, a direção da ação. A formulação dos
objetos sociopolíticos e educativos e na criação de formas de viabilização
organizativa e metodológica da educação tem como o objetivo do diretor escolar
na gestão e organização é de articular a participação, o diálogo, a discussão coletiva,
a autonomia, e estas são práticas indispensáveis em uma gestão democrática. O papel
do diretor como um líder cooperativo, não única e exclusivamente ligado a
questões administrativas.
Qualquer
modificação na estrutura dos princípios e características da gestão escolar
participativa, ou nas funções do processo organizacional, se projeta como
influência benéfica ou prejudicial nos demais. Possuindo uma gestão democrático-participativa
a autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a
direção e a participação dos membros da equipe escolar, envolvimento da
comunidade no processo escolar, dentro outros aspectos que podem influenciar na
gestão escolar.
A
instituição autônoma é a que tem poder de decisão sobre seus objetivos e sobre
suas formas de organização, podendo assim a escola traçar o próprio caminho,
envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade. As escolas
públicas dependem das políticas e gestão pública por não serem organismos
isolados.
A
relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar
tem como exercício compartilhado e responsável da direção, a forma
participativa da gestão e a responsabilidade do diretor, e de cada membro da
equipe escolar.
A
organização escolar democrática implica não só na participação na gestão, mas
na gestão da participação.
O
envolvimento da comunidade no processo escolar tem como foco adicionar e
usufruir das vivencias práticas, dos pais e mestres participantes.
A
gestão e organização do trabalho escolar requer constantemente aperfeiçoamento
profissional – político, científico e pedagógico- dos membros em geral.
A
utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos
aspectos com ampla democratização das informações, verifica e enfatiza o
aperfeiçoamento dos professores em sua qualidade de aula.
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