terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO É GESTÃO ESCOLAR

Graciela Alvarez

CONCEPÇÕES  DE ORGANIZAÇÃO  É GESTÃO  ESCOLAR
TECNICO CIENTÍFICA
Poder centralizado no diretor. Ênfase na administração regulada ,comunicação linear,mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.

AUTOGESTIONARIA
Vínculo com a sociedade ,poder coletivo para autogestão no plano politico.
Decisões coletivas,eliminação das formas de exercício de autoridade e de poder.Ênfase na auto organização das pessoas da instituição por meio de eleições e alternância nas funções.
Ré usa normas e controles acentuando a responsabilidade coletiva.Participacao e auto gestão.Ênfase nas inter relações mais do que nas tarefas.

INTERPRETATPIVA
Privilegia menos  o ato de organizar e mais a ação organizadora, valoriza  muito as interpretações, as percepções e os significados subjetivos ,destacando o caracter  humano.

DEMCRATICO PARTICIPATIVA
Articulação da atividade de direção com a inciativa  e a participação das pessoas da escola.
Qualificação e competência profissional .
Commpanhamento e avaliação sistemática com finalidade pedagógica, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e tomada de decisões.
Todos dirigem e são dirigidos,todos



CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO,DIREÇÃO ESCOLAR E CULTURA ORGANIZACIONAL.
A escola e uma instituição educativa, e deve dispor  de uma forma ordenada para planejar e realizar o trabalho da escola.
  Como instrumento de formação social das pessoas a organização tem um sentido humano de trabalhar em conjunto para a construção de objetivos .Como organização administrativa tem a função de uma empresa dedicada a educação.
A Organização Informal:A Cultura Organizacional:
E o conjunto de fatores sociais ,culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização,cada escola tem uma cultura própria  que e criada pelo meio onde esta inserida , com suas próprias características ,social,econômica,e realidade das famílias que compõem o quadro escolar,etc.Sendo a função da escola instruir ao cidadão dando formação e apoderar se de conhecimento deve falar a mesma linguagem das pessoas que compõem a escola como organização social ,aproximando as pessoas e compartilhando experiências .
As concepções de organização e gestão escolar:
A gestão escolar reflete diferentes posições políticas.A escola organiza sua estrutura pedagógica relacionada a seu compromisso com a conservação  ou a transformação social.Tem duas correntes de concepções a Técnico cientifica e a Sociocritica,sendo de esta ultima existem outras três correntes :A concepção autogestionária, concepção interpretativa e Concepção democrático-participativa.
Gestão  Participativa.
E o principal meio de assegurar a gestão democrática,donde todos participam das decisões,fundamenta -se no principio da autonomia.
A direção como principio e atributo da gestão democrática: a gestão da participação :
A direção escolar cumpre uma função social de mediação,definição de um rumo educativo,posição política ,social e pedagógica.E ela que vai por em prática as decisões tomadas em conjunto com a instituição escolar ,administrar e coordenar.
Princípios e características de gestão escolar participativa:
Autonomia da escola e da comunidade educativa: e o fundamento da concepção democràtica-representativa  de gestão escolar, e independente  do poder central e administra livremente seus recursos financeiro.
Relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar:
Participação ativa de professores,pais alunos,funcionários e outros representantes da comunidade.A organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação.
Envolvimento da comunidade no processo escolar na participação do conselho  de escola.
O planejamento das atividades  discutido em conjunto com a comunidade escolar propicia a   convergência do esforço coletivo.
A estrutura organizacional de uma escola com gestão participativa:
Compreende : o conselho de escola,Direção,setor pedagógico,setor técnico administrativo,professores alunos pais e comunidade.
As funções constitutivas do sistema de organização e de gestão da escola:a docência e um trabalho interativo de construção coletiva dos objetivos e funcionamento da escola.Implica uma atividade racional,estruturada e coordenada.São quatro funções constitutivas:
Planejamento,organização,direção/ coordenação,avaliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário