terça-feira, 15 de dezembro de 2015

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA











Gestão Democrática nas Escolas: A gestão participativa



   Esta que não apenas inclui pessoas ao processo organizacional, mas que dá espaço e voz aos excluídos. Segundo Freire (1996, p.98), é necessário compreender que a educação é uma forma de intervir no mundo.
Sendo assim, a Gestão Participativa se dá no ato de reunir professores, técnicos pedagógicos, alunos e comunidade, para que juntos criem estratégias para fim de melhorar/facilitar o processo de aprendizagem e formativo do cidadão.
E aí está intrínseco o papel do diretor, que possui a missão de organizar a forma como as decisões tomadas no coletivo serão postas em prática de maneira coordenada e bem administradas.








-Princípios e Características da Gestão Escolar Participativa



   Autonomia da escola e comunidade educativa: Uma instituição autônoma é aquela que tem poder de decidir sobre o seu destino. No que se refere a escolas públicas, vai se tratar de uma autonomia relativa. Estas integram um sistema e dependem das políticas e da gestão pública. Seus recursos são oriundos de ordem pública.

-Relação Orgânica Entre Direção e a Participação dos Membros da Equipe Escolar

Neste princípio, esta relacionado a exigência da participação de professores, pais, alunos, funcionários, bem como representantes da comunidade. Sob a supervisão e responsabilidade do diretor a equipe formula o projeto pedagógico, toma decisões ou aprova documentos  orientadores.





-Envolvimento da Comunidade no Processo Escolar.
-Planejamento das Atividades.
-Formação Continuada Para o Desenvolvimento Pessoal e Profssional dos Integrantes da Comunidade Escolar.
-Avaliação Compartilhada.



Paola Grazieli Lamin




Referências:
FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estrutura e organização. SÃO PAULO, Editora Cortez: 2003.



Nenhum comentário:

Postar um comentário