Gestão Democrática
nas Escolas: A gestão participativa
Esta que não apenas
inclui pessoas ao processo organizacional, mas que dá espaço e voz aos
excluídos. Segundo Freire (1996, p.98), é necessário compreender que a educação
é uma forma de intervir no mundo.
Sendo assim, a Gestão Participativa se dá no ato de reunir
professores, técnicos pedagógicos, alunos e comunidade, para que juntos criem
estratégias para fim de melhorar/facilitar o processo de aprendizagem e
formativo do cidadão.
E aí está intrínseco o papel do diretor, que possui a missão
de organizar a forma como as decisões tomadas no coletivo serão postas em
prática de maneira coordenada e bem administradas.
-Princípios e Características da Gestão Escolar
Participativa
Autonomia da escola
e comunidade educativa: Uma instituição autônoma é aquela que tem poder de
decidir sobre o seu destino. No que se refere a escolas públicas, vai se tratar
de uma autonomia relativa. Estas
integram um sistema e dependem das políticas e da gestão pública. Seus recursos
são oriundos de ordem pública.
-Relação Orgânica Entre Direção e a Participação dos
Membros da Equipe Escolar
Neste princípio, esta relacionado a exigência da
participação de professores, pais, alunos, funcionários, bem como
representantes da comunidade. Sob a supervisão e responsabilidade do diretor a
equipe formula o projeto pedagógico, toma decisões ou aprova documentos orientadores.
-Envolvimento da Comunidade no Processo Escolar.
-Planejamento das Atividades.
-Formação Continuada Para o Desenvolvimento Pessoal e
Profssional dos Integrantes da Comunidade Escolar.
-Avaliação Compartilhada.
Referências:
FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA
DA AUTONOMIA: saberes necessários à
prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI,
Mirza Seabra. EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estrutura e organização. SÃO PAULO,
Editora Cortez: 2003.
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