quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Bruno - DIC - Ciências no Ensino Fundamental

COMO A GENTE COMPREENDE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.

    O ensino de ciências no ensino fundamental, tem sido no mínimo negligenciado pelos professores iniciais. Por motivos que estes acabam oferecendo maior importância a conteúdos como matemática e a língua materna, deixando os ensinos científicos para segundo plano. Desta forma os alunos acabam tendo seu início no aprendizado de ciências, em momentos mais tardios, e consequentemente, podem acabar se desinteressando pelo ensino, pois quando estavam no início de seu aprendizado, eles não tiveram instruções científicas.
    Ensinar tardiamente o ensino de ciências, tem sido algo contraditório com as tecnologias estando mais presente em nosso dia-a-dia, já que estas estão inseridas no contexto dos alunos e não dentro de sala, deixando uma brecha de aprendizado e vivencia, já que estes ficam alheios a aprendizado sobre o que eles acabam sendo influenciados fora das escolas.
   Caso ocorresse o ensino de ciências mais efetivo e atrelado com outras matérias, proporcionando também a interdisciplinaridade, seria possível fazer um ensino e realidade mais correto, dando ao aluno real perspectiva do que existe e ocorre durante o seu uso tecnológico.
    Seria necessário maior incentivo aos professores iniciais de ofertar aos alunos maiores informações sobre ciências como: química, física, biologia, informatica. Já que os alunos, em momentos fora de casa fazem uso e observam a sua volta essas ciências, trazendo para a realidade da escola ocorreria de fato o ensino-aprendizagem podendo fazer maior absorção dos temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário