quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

DIC EJA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

DIC. Didática  das  Ciências
A EJA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Por: Graciela Noemi Alvarez de Croce.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais  para a Educação de Jovens e Adultos  (2000)a educação e indispensável para o exercício da cidadania. Para Coll (1994)e Rosa (2003)o indivíduo trás uma história de vida, com experiências pessoais e explicações próprias de suas relações com o mundo em que vive.
 E importante respeitar os conhecimentos  dos alunos para encorajarlos a compartilhar suas experiências e assim poder ter uma melhor compreensão.
Com o parecer CNV/CEB 11/2000 Devemos considerar  as desigualdades dando a devida atenção para cada aluno, sendo o professor um mediador deste processo. (Tiba,1998)(Zabala,1998).
 Para Zabala (1998) existe uma necessidade do aluno encontrar sentido em àquilo que está apreendendo no ensino de Ciências tenha a ver com a sua realidade .
 Para as Diretrizes Curriculares Nacionais  de Ciências Naturais para EJA ,há  mais de 30 anos existe a  mesma distribuição dos conteúdos,falta correlação entre o desenvolvimento da humanidade e a cultura em geral.
 Para Krasilchik&Marandino (2004)argumentam a necessidade de apreender ciências para melhorar  a qualidade  de vida,já que vivemos rodeados da tecnologia  em nosso  cotidiano.
 O ENSINO DE CIENCIAS NA EJA
A educação  como inclusão  social,segundo B.S.Santos (1991)vivemos num período de crise do paradigma dominante,irreversível, e importante  planejar um ensino mais adequado e coerente com a nova educação. As disciplinas científicas podem ser trabalhadas na interdisciplinaridade .
 Construir um novo saber a partir de um conhecimento  já existente no aluno,considera e valoriza os mesmos.Muitas vezes  precisam  ser desmistificação, e outras ratificados. Pozo(1998)apresenta técnicas que propiciam discussões que favoreçam  a integração de ideias e concepções.
Para Santos,(2007,p.487)a educação científica debe desenvolver valores estéticos e de sensibilidade.Torna-se relevante propiciar  espaços não formais para a educação, como museus, Jardins Botânicos  planetários, parques de proteção ambiental,etc.
Para Giordan, (1999,p.6)e experimentação debe também cumprir a função de alimentadores desse processo de significação do mundo,quando se permite ópera la no plano da simulação  da realidade.
 Segundo Cachapuz et al. (2001)a didática  das ciências na formação de professores deve ser vista como uma disciplina de caracter investigativo,sendo capaz de articular a teoria e a prática; a cultura da ação  e a cultura  da investigação.

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